Foi há pratica(mente) dez anos que deixámos de ouvir Samuel Mira, sozinho numa faixa. Entre melodias e instrumentais vai mostrando que está bem presente no panorama musical português, e, agora, “Sendo Assim”, presenteou-nos com a sua mais nova música.

Ainda não é Natal, mas parece que as prendas estão a chegar mais cedo, e o culpado é o Sam The Kid. Com mais de 20 anos de carreira, 12 deles dividem o percurso do rapper desde o seu último álbum. Além da música, o “miúdo” de Chelas tem vindo a descortinar o hip-hop “tuga” em conversas com várias convidados eruditos dentro da cultura na plataforma TV Chelas , criada em 2015.

“Sendo assim, a cena sai sem pressões
Sinto o som sem pensar em aceitações
É a trajetória de outros craques de outras gerações
Conto estórias onde fracos têm orações”

“Sendo Assim” fala da trajetória de Samuel Mira enquanto músico. E como todo o professor, Samuel faz um diagnóstico cuidadoso do estado do rap em Portugal, da antiga à nova escola. Valete prestou homenagem ao STK em “Samuel Mira”, onde o considera dos melhores músicos portugueses: “Poucos entendem esse espírito heterogéneo/ Poucos entendem as inquietações dum génio/ Inquietações de um ser minucioso/ Minúcia que te deixou com esse estatuto monstruoso”.

A nova música faz parte da tracklist “MECHELAS” com a curaduria de Sam The Kid, que contém versos de Phoenix RDC, Sir Scratch, Kid MC, GROGNation, Bispo, Bob The Rage Sense, entre outros. Podes adquerir a compilação na loja digital da TV Chelas por 10 euros.

“Sendo Assim”, ouve abaixo: