Os primeiros Jogos Olímpicos de sempre no continente africano terão lugar no Senegal em 2022, conforme decidido pelo Comité Olímpico Internacional (COI) por ocasião da sua 133.ª sessão, a 8 de outubro, em Buenos Aires. A candidatura senegalesa foi preferida aos do Botswana, Nigéria e Tunísia.

Depois de Cingapura 2010, Nanjing 2014 (China) e Buenos Aires 2018, o COI decidiu em fevereiro de 2018, África organizará a 4ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ).

“O Senegal tem uma grande população jovem e vê os JOJ como um catalisador para mobilizar a juventude e desenvolver a política do desporto e juventude no país”, disse o COI num comunicado.

Competições em três cidades

Dakar deve ser o centro dos JOJ 2022, embora as cidades de Diamniadio e Saly também recebam algumas competições.

O projeto de Dakar prevê o uso de um clube olímpico com quadras de ténis e desportos, uma piscina olímpica (natação, mergulho), o estádio nacional Iba Mar Diop (atletismo, rugby). A nova arena nacional de wrestling (20 mil lugares) será usada para os diferentes desportos de luta.

Em Diamniadio, o recém-inaugurado Dakar Arena também será usado para o JOJ 2022. O Centro de Exposições de Dakar e a Universidade Mbow, em construção, também estão na agenda senegalesa. As autoridades locais pretendem instalar a aldeia dos atletas lá.

Saly também deve ser palco de desportos aquáticos, praia e golfe.