A cada dia que passa ou sempre que se vai ao médico é provável que se ouça “tem de comer menos disto, tem de beber menos disto. Tem de fazer aquilo” são frases que acabam por ecoar durante o dia na cabeça, em prol da saúde. Mas há sete hábitos que colocam a saúde em perigo e eram desconhecidos até agora.

Quase todos os dias são feitos estudos e investigações novas, recentemente a ciência veio confirmar que há vários coisas que as pessoas fazem de forma errada e que podem prejudicar a saúde, tal como verificar os emails de trabalho em casa e em horário pós laboral que aumenta a pressão arterial… entre outros.

Na lista abaixo podes verificar sete hábitos do quotidiano que podem ter um impacto sério na saúde:

1. Verificar emails à noite

Um grupo de investigadores das universidades de Lehigh e de Colorado State, nos Estados Unidos, apurou que aqueles que verificam os emails no período pós laboral experienciam maiores níveis de stress e menos bem-estar.

2. Sentar-se de pernas cruzadas

Segundo uma pesquisa publicada no periódico científico Blood Pressure Monitoring, essa posição pode aumentar a pressão arterial em 10%.

3. Espremer borbulhas

É muitas vezes tentador espremer ‘aquela’ borbulha. Todavia, os dermatologistas avisam que o ato pode não só resultar numa cicatriz, assim como numa condição potencialmente fatal!

Isso porque espremer uma borbulha abre a pele e deixa-a exposta a bactérias que podem entrar na corrente sanguínea.

4. Comer pão demasiado torrado

Quando alimentos ricos em amido são preparados a altas temperaturas, produzem uma substância conhecida como acrilamida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse composto químico causa cancro.

5. Beber café ou chá quente

Indivíduos que ingerem bebidas demasiado quentes aumentam inadvertidamente o risco de virem a padecer de cancro no esófago, alerta a OMS.

Os cientistas creem que essas temperaturas escaldantes danificam as células que revestem o órgão.

6. Usar secadores de mãos

Um estudo apurou que os secadores de mãos existentes em tantas casas-de-banho públicas espalham os germes pela atmosfera, incluindo germes fecais, depositando-os de novo nas mãos e espalhando-os pelas outras superfícies.

7. Escovar os dentes com muita força

Lavar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos, é vital para a manutenção de uma ótima saúde oral, mas escovar com demasiada força pode ser prejudicial. Pode danificar as gengivas e o enamel dos dentes, provocando a queda precoce dos mesmos.

Agora, toma atenção nos cuidados a ter com a tua saúde.