Finalmente já está disponível o álbum Temet Nosce de Young Max, anunciado no início do ano, durante o lançamento do single “Just Like That“, que contou com a participação do rapper Apollo G.

Temet Nosce traz, além de Apollo, nomes como Nel Assassin, Inkra Debelle, Teddy, Spritu Guerrero, La-Miah e a também tem a participação da sua filha de dez anos.

Este trabalho cheira-nos a nostalgia. É um álbum que foge dos padrões musicais dos dias de hoje, numa mistura de samples, punchlines, referências e refrões que facilmente ficam na cabeça. Uma viagem sonora que começa nos anos 80 e acaba nos tempos de hoje, varios tópicos sociais em cima de vários tipos de beats, de boom bap, afrobashment, r&b, trap e reggae.

Apesar dos anos de estrada, mais de 15, este é o primeiro álbum de originais do rapper e produtor musical Young Max. 15 anos de preparação que incluem uma formação em engenharia de som pela Universidade East London, trabalhos com a maioria dos grandes nomes da música PALOP a residir na Europa, como como Appollo G, SP, Veecious e Prodígio, NGA e Plutonio.


O álbum Temet Nosce conta com 20 faixas divididas entre dez músicas e dez instrumentais que incluem a versão “Do it Yourself“. A produção ficou a cargo do próprio Young Max e com um dos instrumentais do produtor ILL Mind. Temet Nosce, em latim, significa conhece-te a ti mesmo “e é aplicado àqueles que tentam ultrapassar o que são” ou ainda um aviso para não prestarem atenção à opinião da multidão.

Depois do lançamento deste trabalho musical, a BANTUMEN, em parceria com a Treeoflife Studios de Londres, vai levar a cabo um documentário com pouco mais de dez minutos onde vamos mostrar um pouco do trabalho de Young Max e os seus associados, Ludi e Romi. O foco serão a música lusofona, e não só, feita na capital inglesa.

No vídeo vamos poder perceber a visão de vários cantores que, apesarem de viver em Londres, fazem música direcionada para os mercados português e PALOP. São sobretudo imigrantes e filhos de imigrantes que continuam a carregar e transportar a sua cultura para os quatro cantos do mundo.

Ouve gratuitamente o álbum Temet Nosce de Young Max através dos Spotify e desfruta dos instrumentais que estão disponíveis para remixes e novas versões.