Tomar banho todos os dias, de manhã ou à noite, nada tem de incomum ou especial. Pelo contrário, por norma, os homens gostam de passar mais tempo na casa-de-banho, e especialmente no chuveiro, visto ser considerado uma verdadeira fonte de bem-estar pessoal.

Limpar o corpo sem danificar a pele

O princípio de um produto de limpeza, durante um banho ou chuveiro, é lavar o corpo sem secá-lo, respeitando o pH e o filme hidro-lipídico da pele. Assim as impurezas são removidas e a pele é tonificada.

Existem muitos géis de banho “básicos”, mas cada vez mais produtos 2-em-1 estão no mercado, geralmente para o corpo e cabelo. Estes evitam o ressecamento da pele respeitando melhor o filme hidro-lipídico e a natureza do cabelo, graças a componentes específicos (a principal causa de ressecamento da pele é o calcário).

A flor de duche em vez da luva ou pano

Para uma melhor limpeza e maior eficiência do produto, o nosso conselho é lavar com um pano, ou comprar uma flor de chuveiro em supermercados ou lojas especializadas. Suave para a pele, o acessório também o é para a carteira. Age como uma leve esfoliação das camadas superficiais da pele, ao contrário do pano que acaricia mais do que esfrega. Em suma, a vantagem é que limpa melhor e é mais revigorante. É também mais higiénico do que um pano, porque as malhas estão espaçadas e as impurezas permanecem menos por dentro.

Quando tomar banho?

Há quem defenda que tomar banho todos os dias pode ser prejudicial para a saúde da pele, mas para quem não resiste:

À noite, um chuveiro ou banho de imersão (que é mais relaxante) permite que relaxes, preparando o corpo para uma boa noite de sono.
Tens também os banhos de espuma. Não, não é um exclusivo das mulheres. Podes usar banhos de espuma também para homens. Muitas marcas de banhos de espuma com odores diferentes existem nas lojas, algumas são calmantes, outras relaxantes, energizantes … algumas são eficazes, outras menos, depende de ti! No entanto, tem cuidado para não usares água muito quente, o que pode comprometer uma boa noite de sono, derivado à mudança de temperatura corporal.

De manhã, no entanto, podes optar por um banho que acorde, energize e tonifique o corpo. Por que não um banho fresco (e não completamente frio)? Os produtos de limpeza para homens têm um cheiro fresco e tónico, uma ação energizante, alguns também têm uma ação reafirmante.

E depois do banho, o que fazemos?

Depois de sair do chuveiro, uma vez seco, podes aplicar um hidratante para o rosto e, em seguida, o desodorizante, que não dará tempo para que as bactérias se desenvolvam. Finalmente, se a pele do corpo estiver tensa após o banho, recomenda-se esfregar-se com um produto hidratante.