Alguns músicos africanos têm acumulado verdadeiras fortunas com o crescimento da sua popularidade, até a nível internacional, indica o site Answers Africa. Entre os que vivem e produzem a sua riqueza no continente africano, vê a lista dos mais ricos:

10 – Jose Chameleone

Joseph Mayanja, popularmente conhecido por Joe Chameleon ou Jose Chameleone nasceu em 1979 e é um cantor de reggae, nascido no Uganda. A sua carreira começou no início dos anos 90 como MC numa discoteca.

9 – Banky W

De nome de baptismo Olubankole Wellington, Banky nasceu em 1981 nos EUA e é um artista de Rnb. Cresceu em Lagos, na Nigéria e começou a cantar na igreja. Depois do ensino secundário mudou-se para Nova Iorque para estudar Engenharia. O seu talento musical levou-o a ser um dos mais ricos cantores africanos. Na Nigéria dá a cara por marcas como Samsung e Estisalat, a operadora telefónica.

8 – Hugh Maseka

Nasceu em 1939 e é um cantor e trompetista sul-africano, sendo considerado um dos artistas de jazz mais talentosos do continente. Hugh já foi nomeado para um Grammy “Melhor Performance Pop Contemporâneo – Instrumental”.

7 – 2Face Idibia

 

O nigeriano, 2Face Idibia foi baptizado de Innocent Ujah Idibia e é cantor e compositor. Tem cinco álbuns e já venceu mais de 40 prémios artísticos.

6 – Fally Ipupa

Bem conhecido em Angola, o congolês, começou a sua carreira por volta de 1999 com a banda Kofi Olomide.Ipupa ganhou os prémios Kora para “Melhor Artista da África Central” em 2007 e três anos depois no Africa MTV Music Awards venceu o “Melhor Vídeo“ e “Melhor Música da Francofonia”.

5 – Salif Keita

O maligno, conhecido internacionalmente, nasceu em 1949. É um cantor afro-pop e o seu estilo único já lhe rendeu o título de “Voz de Ouro de África”.

4 – Koffi Olomide

Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido como Kofi Olomide, é originário do Congo e canta, dança e e produz. Dizem que por cada show cobra cerca de 100 mil Usd.

3 – D’banji

 

Mestre Koko como também é apelidado, nasceu Dapo Daniel Oyebanjo, em 1980, e é nigeriano. Já ganhou vários prémios MTV e BET.

2 – Psquare

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mr P (@peterpsquare) a

Os gémeos nigerianos juntaram-se recentemente à produtora Konvict Music de Akon. O duo faz actualmente mais de 150 mil USD por actuação.

1 – Youssou N’Dour

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Youssou N’dour ️️️️🇸🇳 (@youssoundour1959) a

 

O senegalês nasceu em 1959 e é um talentoso compositor, percussionista, actor, empresário e político. Além de todas essas ocupações o artista é também embaixador da cultura do Senegal.