Foi em 2014, na Namíbia, que o grupo Trigo Limpo, conhecido por TL, teve a sua origem. A banda é composta por quatro elementos: Aizen, Rui M, Mister MB e Jester Joker.

São vários os estilos de música que este grupo consegue dominar e por isso são designados como o grupo do um milhão de vibes. Kizomba, rap, trap, house music, funk, pop, samba ou reggaeton são apenas alguns dos estilos que adoçam as suas composições, naquilo que poderia ser uma viagem sonora à volta do mundo.

Com a capacidade de agradar um vasto e diferenciado público, os Trigo Limpo foram em 2015 nomeados para a categoria Artista Revelação do Concurso Internacional Mais Kizomba, mas as nomeações não ficaram por aí. Um ano mais tarde, em 2016, foram nomeados para o Top Rádio Luanda, no entanto, por motivos desconhecidos, foram retirados à última da hora, sendo que dominavam o topo das votações.

Trigo Limpo
Foto: Miguel Roque / BANTUMEN

Os pontos altos da carreira do grupo, além dos vários prémios que já receberam até hoje, foram também o alcance de posições de peso em vários tops de música. Venceram por várias semanas consecutivas o Top YO Music Vídeo Countdown do canal africano, One Africa, com os vídeos das músicas “Amor” e “A Zona”.

Foi também com “Amor” que por três vezes consecutivas estiveram no top 10 da rádio brasileira CMB e tomaram o primeiro lugar do Top Made In Angola, do canal TV Zimbo, com o videoclipe da mesma música. Em Portugal, a canção “Palavras De Amor” teve tanto impacto que, durante várias semanas, liderou o Top Super Kizomba de algumas rádios portuguesas.

DJs conhecidos como Hélio Baiano, Barata, O’Mix, Pimenta Jr. e Varilson Mix foram alguns dos artistas com quem os Trigo Limpo já colaboraram.

Este ano, o grupo está pela segunda vez em Portugal e foi recebido de “braços abertos” pelo presidente da Câmara da Moita, Raul Garcia.

Trigo Limpo
Foto: Miguel Roque / BANTUMEN

O programa “Bem-vindos” da RTP África, atualmente apresentado pelo angolano Sílvio Nascimento, foi o primeiro espaço televisivo em Portugal onde o grupo deu “a cara”. Através da entrevista e canções apresentadas, os jovens puderam mostrar ao público quem são os Trigo Limpo.

Nesta segunda passagem por terras lusas, o grupo mostrou que além de cantores têm uma vertente social presente. Visitaram o Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, onde ficaram a conhecer melhor os projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

A nível de atuações, Porto e Braga foram algumas das paragens onde foram recebidos de uma forma muito calorosa. Em Santarém, Trigo Limpo fez uma performance no programa “Aqui Portugal” da RTP Internacional e cantaram “Pecado” e “Rihanna”, duas músicas que ainda não foram lançadas. Satisfeitos e empolgados com a receção do público, o desejo de “voltar em breve” aumentou.

Trigo Limpo
Foto: Miguel Roque / BANTUMEN

Daqui para a frente, o trabalho não pára, o grupo está atualmente a gravar um videoclipe para a música “Pecado”, do álbum The Order, dos DJs Pausas & Palhas.

Porto será novamente lugar de atuação, irão cantar nas discotecas Arya e no Selfie e em Lisboa, Hawaii, Docks e BBeach Club são as próximas casas que receberão os Trigo Limpo.