Procurar
Close this search box.

Um olhar sobre o trabalho de Joshua Kissi, o fotógrafo de histórias

Joshua Kissi é um fotógrafo do Gana de 28 anos que vive em Nova Iorque, Estados Unidos. Pela objectiva da sua câmara fotográfica tenta captar o olhar dos afro-americanos, as suas histórias e procura mostrar ao mundo que o negro também é uma cor bonita.

Para além das fotografias, Joshua é director criativo e empresário. Fundou juntamente com Travis Gumbs, em 2008, o Street Etiquette, um site de lifestyle masculino que junta moda com uma perspetiva cultural, histórica e urbana e funciona também como agência de publicidade e criatividade.

O fotógrafo e director criativo tem muito para contar e fazer. África tem muita história assim como as suas pessoas, “precisamos de nos ver representados para nos inspirarmos”. diz Joshua quanto à necessidade de existirem mais role models africanos ou afro-americanos em grandes outdoors e ecrãs.

Então, com a amiga Karen Okonkwo, de origem nigeriana, fundou a TONL uma plataforma que fizesse jus ao seu pensamento e ideal, transformar a ideia de fotografia, criar imagens de diversas pessoas e suas histórias ao redor do mundo, cujas vozes e visibilidade fossem importantes.

https://www.instagram.com/p/Bb2IXYVgZ7h/?taken-by=tonl

“A fotografia e a narração de histórias podem ajudar a humanizar e, esperamos, diminuir os estereótipos e o preconceito contra os negros, especialmente. Queríamos desafiar a aparência obsoleta e homogénea da fotografia tradicional, exibindo as muitas origens étnicas de pessoas comuns”, disse Joshua em entrevista ao site POCIT.

O racismo e a xenofobia que a sociedade afro-americana, e não só, têm sofrido, faz com que Joshua procure cada vez mais representar a qualidade de várias etnias e dos negros perante a América.

https://www.instagram.com/p/Ba81XgTA9oA/?taken-by=tonl

Os últimos acontecimentos, como a morte de Michael Brown, Eric Garner, Trayvon Martin, Philando Castile e Alton Sterling, impulsionaram a criatividade e um olhar mais atento do fotógrafo que descobriu que era possível juntar uma narrativa a uma imagem e criar algo.

https://www.instagram.com/p/BV2kzr4FywN/?hl=pt&taken-by=joshuakissi

“Existem homens negros com estilo, como existe criatividade negra”

https://www.instagram.com/p/BVdGm6zlSwd/?hl=pt&taken-by=joshuakissi

“Para fazer arte, a cor da pele não é um fator, a arte não tem cor, tem sentimentos” e é exactamente isso que Kissi quer passar para as pessoas que apreciam o seu trabalho, sentimentos.

https://www.instagram.com/p/BVC6g2QFpNs/?hl=pt&taken-by=joshuakissi

A foto acima é de Steven Onoja, nigeriano, fotógrafo, blogger e consultor criativo. Um dos escolhidos para o trabalho de Joshua Kissi “An African Creative Story”, em português “Uma História Criativa de África” que capta a arte através das estórias de vários africanos e a sua cultura.

Visita o instragam de Joshua Kissi, TONL e Street Etiquette, para conheceres mais e melhor sobre o trabalho feito com a máxima de que diversidade, estilo e cultura podem andar de mãos dadas.

 

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES