Atualmente, a maioria dos grandes sites de informação, como The New York Times ou Público, são criados a partir de uma plataforma simples e que qualquer um pode desenvolver a seu gosto. E por que razão o WordPress é a melhor opção para bloggers iniciantes ? Nós explicamos.

Um dos principais requisitos para ter um blog é contar com uma boa plataforma. Graças a uma plataforma com bons recursos, terás condições de criar um blog completo e atrativo.

A plataforma de um blog é o que vai possibilitar a realização das tuas postagens. É por meio dela que vais mostrar o teu blog para o mundo.

Uma plataforma de qualidade torna o teu blog não apenas visualmente interessante, mas também prático. Afinal, por causa dela, tens condições de adotar várias táticas e estratégias de divulgação.

Hoje em dia, o mercado disponibiliza uma quantidade considerável de plataformas. Alguns exemplos são o Joomla, Drupal, Medium e o Blogger.

No entanto, a melhor alternativa é o WordPress. Se não conheces muito sobre esta plataforma, confere neste artigo os motivos que a tornam a mais recomendada para qualquer tipo de blog.

Conhecendo um pouco sobre o WordPress

A plataforma está no mercado desde 2003 e por causa das suas características tornou-se a mais utilizada e também a mais recomendada. Com o WordPress é possível construir desde um blog pessoal até um grande e-commerce.

O WordPress apresenta duas modalidades: a versão grátis, que é disponibilizada em Worpress.org, e a versão comercial, que é disponível em WordPress.com.

Uma das principais características desta plataforma é o fato dela ser recomendada especialmente para quem é iniciante. Por isso, entende as vantagens do WordPress e sabe o porquê de ser tão útil para quem está a começar com os seus projetos web.

Os benefícios que o WordPress oferece  

Hoje em dia, quem quer ter um blog não precisa dominar conceitos complexos de programação. No caso do WordPress, apresenta recursos que facilitam a criação e o gerenciamento de um blog.

Apresenta fácil operação

Essa é uma das razões que torna o WordPress é tão indicado para quem ainda é iniciante no cenário dos blogs. Trata-se de uma plataforma dinâmica e intuitiva.

Qualquer pessoa com conhecimentos mínimos tem condições de configurar, editar e efetuar postagens num blog feito em WordPress.

Outra grande vantagem é que a plataforma conta com uma comunidade ativa, onde podes dissolver qualquer tipo de dúvida.

É possível também encontrar no Google uma série de artigos e vídeos que apresentam várias explicações a respeito das características da plataforma.

Também disponibiliza templates dos mais variados segmentos e muitos deles são gratuitos, além de serem fáceis de instalar e personalizar.

Capacidade de exportação e responsividade

Digamos que num determinado, momento tens que trocar de plano de hospedagem. Com o WordPress não há com o que se preocupar, pois com a plataforma é possível migrar a instalação do teu blog para outro servidor.

Outra vantagem é que a maioria dos temas disponíveis é responsivo e graças a essa responsividade, o visual do blog adapta-se bem a smartphones e tablets.

É uma plataforma versátil

O WordPress é bastante flexível e se queres dar início a um blog pessoal, é uma boa alternativa. Caso queiras criar um site, um blog, um portal de notícias ou até um sistema de EaD, podes contar com essa plataforma.

E se o teu projeto consiste em ter uma loja virtual, o WordPress também oferece diversas possibilidades nessa empreitada.

Adequado para as técnicas de SEO

Mesmo quem é iniciante no mundo dos blogs deve saber o quanto é importante conhecer as técnicas de SEO. É através delas que o teu blog tem condições de ficar bem posicionado nas páginas de pesquisa.

E falando em SEO, o WordPress é amigável aos mecanismos de busca, graças à estrutura de dados que essa plataforma utiliza.

Para otimizar ainda mais as práticas de SEO, o WordPress possibilita a utilização de um plugin chamado Yoast SEO, com capacidade de melhorar ainda mais o seu ranqueamento.

Vários plugins à disposição

E quando o assunto são plugins, está aí uma das razões para o WordPress ser tão recomendado para iniciantes. Ele disponibiliza vários plugins com as mais diversas funcionalidades.

Muitos deles são gratuitos, mas o fato principal é que eles são de grande ajuda e podem acrescentar vários benefícios para o seu blog.

A oferta de plugins, também conhecidos como extensões, é um dos pontos fortes dessa plataforma. Há plugins que auxiliam a gestão de comentários, ou para aumentar a velocidade de carregamento da página, enfim, existe plugin para quase tudo.

No entanto é importante destacar: não exagere na quantidade de plugins no teu blog. Muitos deles podem sobrecarregar e prejudicar a performance do seu site ou blog.

Conclusão

Se estás a dar os primeiros passos num projeto na Internet, consegues obter resultados satisfatórios ao utilizar o WordPress.

Portanto, dá ao teu blog todas as vantagens que esta plataforma apresenta, pois com o WordPress terás mais desempenho e facilidade na criação dos teus projetos web.

*Artigo patrocinado