Procurar
Close this search box.

Xaritufoto: A herança cultural africana registada em fotografias

A UNESCO lançou em 1972 a Convenção para Protecção do Mundo Cultural e Natural – um programa de preservação global – mas a iniciativa abrange apenas monumentos e edifícios, não contemplando a parte imaterial da herança histórica e cultural, como a fotografia e o audiovisual. Para colmatar essa lacuna e se tornar na referência da conservação do património fotográfico em África, nasceu a Xaritufoto, em 2010, no Senegal.

A ideia surgiu através de Roger Da’Silva – um veterano da Segunda Guerra Mundial nascido em Porto Novo, no Benim – e Baîdy Sow – um reconhecido fotojornalista e antigo tesoureiro da Associação Senegalesa de Filmmakers.

LER+: Indi Nunez eleito um dos melhores fotógrafos em Portugal pela While Away

“A Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial, interesse fundamental para as culturas ameaçadas, artesanato, expressões artísticas vivas, foi adoptada em 2003. As obras-primas propostas são uma expressão cultural viva ou ameaçada.

A resolução de Xaritufoto, a conservação do património fotográfico, irá preencher a ausência de uma estrutura real capaz de iniciar e coordenar programas de salvaguarda e valorização dessa riqueza composta por dezenas de milhões de fotos essenciais desse período”, indica-nos o site da associação.

 

[mc4wp_form id=”24174”]

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES