Lams é o primeiro extended play do produtor e agora rapper Yameró, que assina pelos Killa Weed Gang.

O grupo deixou a capital angolana e montou residência fixa em Johannesburgo, um dos principais núcleos urbanos, industriais, comerciais e culturais da África Austral.

Esta mudança acabou por dar asas à criatividade dos KWG, que sempre se sentiu muito reprimido em solo angolano, seja pelo seu lifestyle ou pelo conceito das suas obras musicais e gráficas ou pelo assumido consumo de drogas leves, que não são tidos em boa conta pelo público em geral, em Angola.

Apesar de ser recordado pela maioria apenas como produtor musical, Yamero já está no rap há muito, e onde quase sempre assinou pelos Killa Weed Gang. Desta vez, chega-nos o seu primeiro projeto a solo, um EP composto por oito faixas. Todas produzidas pelo próprio, num estilo Trap e Cloud Rap, que junta Rap, Trap e Música Lo-fi, estilo este que surgiu em 2010 e é descrito como “obscuro”, muitas vezes incluindo “samples vocais estéreos”. O produtor Clams Casino é creditado como o pioneiro do estilo.

Quem acompanha Yamero nas redes sociais percebe a sua paixão pelo design de moda. Essa paixão reflete-se nos seus esboços de peças de roupa, de animés, que são animações tornadas conhecidas pelos estúdios japoneses. Outro vício recente de Yamero é o Lean, uma bebida referência como prejudicial e que é uma das referências do rapper nas músicas deste EP. Lean, Sizzurp ou Syrup é uma droga recreacional à base de xarope de codeína, refrigerante, goma e muitas vezes misturado com remédios opióides, muito popular na cultura do Hip-Hop, principalmente entre jovens norte americanos.

Apesar dos seus efeitos – o seu consumo foi dado como causa de morte do rapper Pimp C do duo UGK, que sofreu uma paragem cardíaca causada por overdose de codeína. Outro rapper, Big Moe, faleceu pelo mesmo motivo e mais recentemente o rapper de chicago Fredo Santana, de 27 anos, foi encontrado morto pela namorada na sua casa em Los Angeles, também por overdose de codeína.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por 💕🧚🏽‍♂️ (@yamero) a

O EP Lams tem participações de Pinto Safado, Lil Mxnster e DDM, todos membros dos Killa Weed Gang, e é o primeiro volume de uma saga que o rapper promete lançar ao longo dos próximos meses.

Ouve via streaming através do Spotify ou da Apple Music: