Na última semana de julho, o “especialista” do Maculusso [um dos bairros de Luanda], Abdiel Abdizzy, esteve no Shopping Avenida do Morro Bento, na capital angolana, para apresentar em formato físico e dose tripla um conjunto de três obras discográficas intituladas Pontas Soltas.

Pontas Soltas é um conjunto de 24 músicas divididas em três volumes de oito faixa, que estão disponíveis em formato físico e nas plataformas de streaming. Além de Luanda, Lubango e Namibe também tiveram as suas sessões de venda e autógrafos.

O projecto de 24 músicas tem participações de Smash Midas, no volume 2 e 3, Daboless que participa apenas numa faixa do volume 2, Vui Vui, Supa Beats e Mad Superstar com no terceiro volume.

Abdiel surgiu no mercado no mercado angolano nos anos 90, com o grupo Garotos Furiosos, onde deu os seus primeiros passos no movimento hip hop. Com Corleone lançou o primeiro álbum de originais Em Peso, e em 2016 Espécie Rara, também em colaboração com Corleone e com as participações de Anselmo Ralph, Kadaff e Reptile, nomes bem conhecidos da industria musical angolana. Este álbum ainda pode ser encontrado nas plataformas de streaming.

Mas foram as mixtape que fizeram o nome de Abdiel explodir das ruas do Maculusso, em primeiro e depois nas 18 províncias de Angola e pela disápora. Numa altura em que ninguém falava de dinheiro, nem de mulheres de uma forma mais promíscua, Abdiel acabou por ser quase um pioneiro do gangsta rap angolano, cujas letras davam uma visão do rap como negócio e não apenas uma relação de amor.

Ao ouvir este novo projeto do rapper, vais perceber porque foi apelidado de troglodita lírico. Pontas Soltas leva-nos para uma viagem turbulenta entre duplos sentidos com uma narrativa cheia de realidades de uma sociedade como só um especialista como Abdiel consegue tão bem narrar.

No próximo fim de semana, 18 de agosto, o rapper estará novamente em Luanda, município de Viana, e depois parte para a Cidade do Cabo, na África do Sul, para continuar  a fazer chegar aos seus fãs o Pontas Soltas.

Para ouvir Pontas Soltas basta acederes às plataformas de streaming, como o Spotify e pesquisar pela playlist com o mesmo nome.