Transformar um apartamento antigo e sombrio num espaço moderno, acolhedor e luminoso não missão para qualquer um. Mas o escritório de arquitetos brasileiro COA Associados conseguiu um trabalho fantástico com o EM Apartment, em São Paulo, no Brasil.

Juntar as texturas e acabamentos contrastantes foi um verdadeiro desafio mas que casaram na perfeição. “Num apartamento escuro e pouco ventilado, procurámos transformar as áreas existentes de três quartos (uma suíte), cozinha, área de serviço e dependência de empregada num grande salão aberto que contivesse todas as funções sociais reunidas, acrescidas de duas suítes compactas e funcionais”, explicaram os arquitetos envolvidos no projeto.

Projetado pela COA Associados, o EM Apartment em São Paulo é uma casa que foi completamente alterada, eliminando algumas divisões para dar lugar a paredes e tectos de cimento encantadores. Apenas a cozinha ficou dedicada a um espaço fechado. Paredes de tijolos expostos, painéis de madeira e teto de concreto foram cuidadosamente combinados, enquanto o novo piso monocromático com design granular cria uma coleção visual entre as diferentes salas e com o mínimo de cores possíveis.