Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa
Partilhar
X
Nos últimos sete dias, a tecnologia cabo-verdiana dominou as leituras na BANTUMEN. O artigo sobre as fintechs CaboPay e Nikko Pay, que estão a modernizar o sistema financeiro do arquipélago, foi o mais lido da semana.
Seguiu-se o artigo “Da fidelização à inteligência artificial”, que destacou as startups de Cabo Verde na Web Summit; o podcast “Refugiados 75”, de Carla Adão, que revisita as memórias da fuga de Angola em 1975; o artigo sobre a Natixis, que vai abrir um novo Centro de Competências em Lisboa e anunciou novas vagas; e, por fim, o perfil de Luci Fonseca, investidora e conselheira do Governo de Cabo Verde, que partilhou a sua visão sobre um futuro digital africano mais integrado e inclusivo.
Blockchain, remessas e inclusão: as fintechs que estão a modernizar Cabo Verde
O futuro das finanças também falou com sotaque cabo-verdiano durante a edição de 2025 da Web Summit, em Lisboa. Integradas na comitiva da Cabo Verde Digital, duas startups destacaram-se no meio da multidão global de empreendedores e investidores: a CaboPay, da Vexa Technology, e a Nikko Pay, da SunnyTech. Ambas representam o avanço do ecossistema financeiro digital de Cabo Verde, unindo tecnologia, blockchain e propósito social para transformar a forma como o dinheiro se movimenta dentro e fora do arquipélago.
Da fidelização à inteligência artificial, as soluções digitais de Cabo Verde na Web Summit
A presença de Cabo Verde na Web Summit 2025 continua a mostrar a força criativa e tecnológica do arquipélago. Integradas na comitiva da Cabo Verde Digital, três startups chamaram atenção em áreas que estão a transformar o modo como vivemos e fazemos negócios: software como serviço (SaaS) e inteligência artificial (AI).
Carla Adão lança “Refugiados 75”, podcast que revisita as memórias da fuga de Angola em 1975
A propósito dos 50 anos da Independência de Angola, a jornalista e subdiretora da RTP África, Carla Adão, lança “Refugiados 75”, um podcast de seis episódios que recupera as histórias de quem foi forçado a abandonar o país em 1975. O projeto, de natureza pessoal e documental, estreia a 11 de novembro, data simbólica da Dipanda, e será publicado semanalmente até 16 de dezembro.
A Natixis vai inaugurar um novo espaço em Lisboa e está a recrutar
A Natixis quer ser essa resposta e está a abrir um novo Centro de Competências em Lisboa, em Moscavide, mesmo junto à Estação do Oriente. Depois do sucesso no Porto, onde já reúne cerca de 3.000 pessoas de 46 nacionalidades, a empresa está à procura de novos talentos nas áreas de Tecnologias de Informação, Banca de Investimento e Risco.
Mas este anúncio na BANTUMEN não é por acaso. A Natixis acredita que a diversidade é uma força real - e quer estar onde ela vive, cresce e transforma. No dia 12 de novembro, às 18h30, a Rita Moreira, responsável pela área de Talent Acquisition da Natixis, vai estar na talk “Gerações em Mudança: Como trabalhamos, criamos e pertencemos”, moderada pela BANTUMEN, na Casa do Comum (Lisboa).
A visão de Luci Fonseca para o futuro digital de Cabo Verde
A presença cabo-verdiana na Web Summit 2025 voltou a destacar o potencial do país no ecossistema digital global. Entre os nomes presentes, esteve Luci Fonseca, investidora de capital de risco, profissional de finanças e conselheira do Governo de Cabo Verde. Natural de São Nicolau e a viver em São Francisco, Luci integrou a delegação da Cabo Verde Digital, iniciativa do Ministério da Economia Digital que tem reforçado a participação do país nos grandes eventos de tecnologia.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos