A Matemática, Geometria e Álgebra não são propriamente os grandes amores da vida dos estudantes (na verdade, das pessoas em geral). Contudo, esse cenário pode vir a mudar em breve. A “GeoGebra”, lançada em 2017, é uma aplicação desenhada especificamente para o ensino de Geometria e Álgebra que está a ser instalada em Moçambique, pela Universidade Pedagógica (UP) e que já existe a nível internacional em vários institutos.

O GeoGebra é um conjunto de aplicações úteis no mundo da matemática nos mais variados graus de ensino em realidade aumentada – junta geometria e álgebra, gráficos e cálculo, e estão disponíveis de forma livre e gratuita para Windows, macOS, Chrome OS e Linux, iOS e Android. O objectivo da aplicação é permitir aos estudantes fazerem operações matemáticas com facilidade e pode ser usado desde o ensino primário ao universitário.

De acordo com Sarifa Fagilde, coordenadora do programa em Moçambique, durante um seminário de apresentação do instrumento em Maputo, afirmou que: “Este aplicativo está a ser instalado a nível internacional em vários institutos e funciona mais como uma rede que trabalha para a melhoria da qualidade de ensino em Matemática” e estão a ser formados 40 profissionais para expandir a utilização do programa.

Safira Fagilde, que também é professora na Universidade Pedagógica, indica ainda que: “Com os problemas que o país tem, poderíamos motivar muito mais estudantes e podemos aumentar o contingente das pessoas que abraçam a área das ciências de Matemática e naturais”.

Abaixo podes saber um pouco mais sobre a aplicação pelo seu próprio criador.