Os artigos mais lidos da semana 25/52

June 22, 2025
Os artigos mais lidos da semana 25/52

Partilhar

De 15 a 21 de junho, o top dos artigos mais lidos na BANTUMEN começam o anúncio sobre a continuidade das celebrações do décimo aniversário da BANTUMEN, com destaque para a noite especial dedicada a São Tomé e Príncipe, no dia 12 de julho.

Logo a seguir, destacaram-se as entrevistas à cantora cabo-verdiana Ceuzany Pires e à empresária angolana Ayona Dádiva Café, o lançamento de Qrê Voltá, o novo single de Cachupa Psicadélica e, por último, a entrevista à especialista em desenvolvimento Elizandra Santos.



10.º Aniversário BANTUMEN: Uma noite especial dedicada a São Tomé e Príncipe

As comemorações do 10.º aniversário da BANTUMEN continuam a desenhar um mapa cultural da lusofonia afrodescendente. No próximo dia 12 de julho, o Musicbox Lisboa será palco de uma noite dedicada a São Tomé e Príncipe, data em que foi proclamada a independência do país.

Novo álbum, estreia no Festival Med e a homenagem que se tornou caminho: falámos com Ceuzany Pires

Ceuzany Pires prepara-se para lançar um novo álbum, uma homenagem à avó que se transformou em identidade musical e caminho de vida. Nascida no Senegal, com raízes no Fogo, São Vicente e Santo Antão, cresceu entre serenatas, grogue e sonhos partilhados à volta da mesa. Falámos com a artista sobre a infância cabo-verdiana, os 15 anos com os Cordas do Sol, a estreia a solo, a força da música tradicional e a sua actuação no Festival Med, a 25 de Junho, onde abre o evento e sobe novamente ao palco com a Orquestra Cesária Évora.

Cachupa Psicadélica lança "Qrê Voltá", o primeiro single do novo álbum

Dez anos depois da estreia com Último Caboverdiano Triste, o músico cabo-verdiano Cachupa Psicadélica está de volta com novo material. O artista, nome artístico de Luís Gomes, lançou esta terça-feira, 18 de junho, Qrê Voltá, o primeiro single do seu próximo álbum com o mesmo nome.

Entre a dor e a criação, Ayona Dádiva Café ergueu um império feito de propósito

Mãe, empresária, autora e mulher de fé. Ayona Café é uma dessas figuras cuja história pessoal e profissional se entrelaçam ao ponto de já não se distinguir onde começa uma e termina a outra. Com uma serenidade firme, falou-nos em entrevista do luto, da infertilidade, do divórcio e das conquistas no mundo empresarial como quem olha de frente para a vida e decide transformá-la em matéria-prima para criar, partilhar e liderar. Hoje, vive entre Portugal e Angola, dois territórios onde distribui tempo, afetos e projetos, com uma convicção inabalável de que é possível conciliar o sucesso profissional com a maternidade consciente.

A força feminina de Elizandra Santos nos bastidores da BANTUMEN

Em 2025, a BANTUMEN celebra uma década a representar vozes negras da lusofonia. Ao longo destes dez anos, a plataforma estabeleceu-se como referência cultural, social e mediática para a comunidade afrodescendente. Este facto deve-se, em grande parte, pela presença e trabalho de pessoas comprometidas, como é o caso de Elizandra Santos.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile